História do Imperatriz

Compartilhe

NASCIMENTO:

Sociedade Atlética Imperatriz (SAI), foi fundado em 4 de janeiro de 1962, e na década de 1970 registrado, o primeiro time profissional com sede na cidade de Imperatriz- Maranhão. O apelido de Cavalo de Aço adveio de uma homenagem do presidente da época, Severino Silva, à novela de homônimo, da Rede Globo. O ex-presidente Pedro Faustino de Sousa afirmou que o fundador da Sociedade Atlética Imperatriz foi um major da Polícia Militar, nome não identificado, e que mais tarde deixou a cidade.

PRIMEIRO UNIFORME:

Por um período o time e o sindicato tiveram o mesmo presidente e, coincidência ou não, a mesma sigla (SAI). O engenheiro e presidente da então FMD, Olímpio Guimarães deferiu pela profissionalização e filiação na

Federação Maranhense de Desportos – Federação Maranhense de Futebol -, do time do Imperatriz que a partir de 1980 começou a disputar o Campeonato Maranhense e outras competições de futebol profissional promovidas pela Federação. Como relembrança, destaque para o primeiro uniforme que trazia as cores vermelho e azul e somente anos mais tarde foram adotadas as cores atuais, vermelho e branco.

PRESIDENTES:

Da fundação até agora o time do Imperatriz passou por várias diretorias. Após Severino Silva ocuparam o cargo, entre eles, Pedro Faustino, Sebastião Morais, Antônio Carlos Rodrigues (Bombardão), Vantuil Zavarize, Dr. Sebastião Regis, Dr. Argentino Silva, Damião Benício dos Santos, Humberto Castro, Eduardo Queiroz, Nilson Takashi, William Marinho, Léo Cunha, Dr. Eduardo… Edvaldo Cardoso, José Carneiro dos Santos (Buzuca), prefeito…. Damião Benício dos Santos, Adauto Carvalho e Wagnner Ayres. Pedro Faustino relembra que o Imperatriz continua com o apelido, mas a razão social mudou durante a gestão de Humberto Castro que criou em 18 de fevereiro de 2000 a Sociedade Imperatriz de Desportos.

HERANÇA:

Após a desistência do fundador, o então comerciário Pedro Faustino assumiu a presidência do Imperatriz, permanecendo até 1970 quando passou a diretoria para Severino Silva, que ficou a frente do “mais querido” até 1979. Naquela oportunidade, Pedro Faustino reassumiu a presidência e projetou profissionalizar o time, com a importante colaboração do jornalista Marcelo Rodrigues, destacou. Dentre os primeiros presidentes, Severino Silva é o mais lembrado. A revelação de Pedro Faustino sobre a fundação esclarece um equívoco histórico, porque até agora muita gente, ainda, tinha Severino como fundador do time.

PRINCIPAIS TÍTULOS:

Aos 53 anos de fundação, o Imperatriz conquistou o primeiro campeonato estadual em 2005. Com o objetivo de conquistar o bicampeonato o Cavalo de Aço jogou quatro decisões em 1993, 1997, 2003, 2013 quando ficou com o vice-campeonato. Depois de uma campanha arrojada na fase de classificação, semifinais e decisão contra o Sampaio Corrêa no estádio Frei Epifânio, dia 02 de maio, uma conquista espetacular o bicampeonato em 2015. Também disputou o título de 2018, ficando o título de vice- campeão. A conquista do bicampeonato garantiu o retorno a competições nacionais como o Campeonato Brasileiro da Série D, 2015 – Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2016. Em 2018 conseguiu o acesso para série C de 2019. Em 2019 sagrou-se tricampeão maranhense derrotando o Moto Clube em São Luís na grande final.

TORCIDA:

O time da Sociedade Imperatriz de Desportos tem uma torcida apaixonada que lotou o Estádio Frei Epifânio D’abadia. Os milhares de torcedores, alguns deles integram as torcidas organizadas como Falange de Aço, Força Jovem Cavalina e Império Vermelho.

CURIOSIDADES:

A CIDADE DE IMPERATRIZ: fica a 630 km da capital São Luís. É a segunda maior cidade do estado do Maranhão. Fica perto de Cidelândia, São Francisco do Brejão, João Lisboa, Davinópolis. 260 mil habitantes. Conhecida como o Portal da Amazônia. Banhada pelo rio Tocantins a região é conhecida por região tocantina. É o único do interior do estado a ser campeão Maranhense.

plugins premium WordPress